Fazer downgrade de uma VMX – VMware

Olá a todos!

Hoje divulgarei uma dica para quem usa a versão ESXi (Gratuita) do VMWare. Muitos já estão pensando em usar ou migrar para a versão 5.5, que por sinal recomendo, até para quem utiliza servidores HP é uma versão já compatível com o HPSIM.

O VMX desta versão já é o 10 e para surpresa de muitos, como eu, para editá-lo é necessário o vCenter, que por sinal é pago, daí fica a dúvida, e agora José?! Comprá-lo apenas por isso? Um pouco caro, concorda? Instalar a versão evaluation? E depois quando acabar? Mas como para tudo na TI sempre tem um jeitinho e não vai ser diferente desta vez, vamos então as dicas:

1. Você pode usar a ferramenta vCenter Converter (Free) e converter a sua VM, durante o processo você pode escolher qual versão do VMX. É uma alternativa boa, porém se você não tiver espaço suficiente no seu host, pois ira duplicar a VM, fica complicado, e também um pouco demorada.

2. Esta eu considero a mais simples, desligue sua VM, crie uma nova pasta no seu datastore e faça uma cópia ou mova apenas dos VMDKs (discos) para esta pasta;

Crie uma nova VM exatamente com as mesmas configurações da sua VM anterior, apenas claro se atentando para criar o VMX na versão 8 ou 9, e no momento de criação dos discos aponte para os que você copiou ou moveu. Prontinho, ligue sua nova VM e seja feliz!

Espero que esta dica tenha sido útil! Até a próxima!

Deixe uma resposta